Nota Biográfica

António Joaquim Almeida Henriques, 52 anos, casado, três filhos, natural de Viseu, é advogado e dedicou os últimos vinte e cinco anos à atividade empresarial e associativa empresarial em diversos sectores.

È atualmente deputado à Assembleia da República, na XII Legislatura, tendo sido eleito como cabeça-de-lista pelo circulo de Viseu. É ainda Presidente da Assembleia Municipal de Viseu e da Assembleia da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões.

Entre Junho de 2011 e Abril de 2013, exerceu as funções de Secretário de Estado Adjunto da Economia e Desenvolvimento Regional do XIX Governo Constitucional, tendo-se destacado no lançamento de programas de política pública como o “Revitalizar” ou o “Valorizar”, na reprogramação estratégica e no avanço da execução do QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional) e na aprovação e implementação do pacote de medidas de apoio às famílias endividadas e de disciplina de práticas bancárias abusivas.

Deputado à Assembleia da República nas IX, X e XI Legislaturas, foi vice-presidente do Grupo Parlamentar do PSD na XI Legislatura com a coordenação da área económica, tendo também exercido as funções de vice-presidente da Comissão de Assuntos Económicos da Assembleia da República e de vice-presidente da Delegação da OSCE (Organization for Security and Co-operation in Europe).

Na vida associativa, foi vice-presidente da CIP – Confederação da Indústria Portuguesa, presidente do CEC/CCIC – Conselho Empresarial do Centro / Câmara de Comércio e Indústria e presidente da AIRV – Associação Industrial da Região de Viseu. Das duas últimas, é também presidente honorário. Mantém uma participação ativa em diversas instituições culturais, sociais e científicas da cidade e região de Viseu.

É Comendador da Ordem do Mérito Agrícola, Comercial e Industrial (Classe do Mérito Industrial), por atribuição do Presidente da República Jorge Sampaio, e Presidente Honorário da AIRV.